...

Ter um negócio próprio traz, muitas vezes, a realização de um sonho.

Mas com isso vem também uma série de responsabilidades.

Você precisará ser organizado, responsável e aumentar seu conhecimento a respeito de tudo que se relaciona ao seu negócio, inclusive questões legais e burocráticas.

Caso seu negócio seja do tipo que precisa receber clientes (mesmo que esporadicamente), enviar e receber documentos por correio, prepare-se: uma das primeiras coisas que você terá que definir diz respeito aos dados de localização do seu negócio.

O que confunde muitos novos empresários é saber a diferença entre endereço fiscal e endereço comercial. Saiba mais:


– Endereço Fiscal

O endereço fiscal se refere unicamente à parte tributária e formal. É algo impreterível a qualquer empresa.

Esse endereço será usado para fazer um registro junto à Receita Federal.

É ele que constará em todos os documentos oficiais da empresa, como por exemplo, CNPJ, contrato social, contratos entre clientes, cartas de crédito, etc.

Empresas que comercializam produtos são obrigadas, por lei, a terem Inscrição Estadual (IE). Porém, estas podem até optar por ter sua base comercial dentro de um coworking, mas o endereço fiscal não pode ser usado.

– Endereço Comercial

O endereço comercial é utilizado em todo o material comercial da sua empresa.

Será o endereço para receber clientes, utilizado para o site da empresa, redes sociais, papelaria e onde mais você precisar utilizar com propósito de divulgação.

Toda empresa que se posiciona profissionalmente precisa ter os dois. Em alguns casos, o mesmo endereço serve para ambas as finalidades.

Muitos profissionais optam por registrar o endereço fiscal de sua empresa com o endereço de um imóvel que seja seu ou de um familiar.

E quem não tem um endereço fiscal ou imóvel comercial?

Nos casos em que o trabalho é realizado em home office e não existe um endereço comercial separado nem um imóvel próprio que sirva de endereço fiscal, você pode recorrer aos serviços oferecidos por um coworking.

Muitas empresas utilizam o serviço de endereço fiscal e comercial de coworkings pagando apenas uma taxa mensal para isso, o que reduz substancialmente os custos e toda a burocracia que ter um negócio no Brasil envolve.

Além disso, utilizar o serviço de endereço comercial do coworking traz um ar mais profissional para seu negócio sem que você precise bancar a locação de um imóvel bem localizado.

Você pode continuar realizando seu trabalho em sua casa, se desejar, tendo a estrutura do coworking para eventuais reuniões com clientes e fornecedores, sempre que precisar.

A Place Office as opções de contratação de endereço comercial e fiscal, além de escritório virtual, sala de reuniões e muito mais. Conheça-nos.

Texto: Bruna Lofego – Consultora CWK Coworking

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.